4 de fevereiro de 2010

Textos dos alunos

Esta semana os alunos realizaram vários textos de forma autónoma, individual e em grupo. E havia prémios para os melhores textos. Foi uma competição saudável e o empenho dos alunos foi compensado. Depois de elaborados, os textos serviram para a professora realizar a leitura do dia. Foram os próprios alunos que escolheram os melhores textos.
Aqui deixamos dois desses textos.
I
Um dia de muito sol e de muito calor um palhaço chegou à cidade de autocarro. Ele chamava-se Finfarrelho.
O palhaço foi procurar um circo para trabalhar. Ele estava às voltas na cidade, pois precisava de ir à casa de banho. Ele resolveu entrar numa que tinha a porta aberta.
Naquela casa vivia uma senhora muito velhinha, que ficou espantada quando viu o palhaço na sua casa. E a senhora perguntou-lhe:
_ O que estás aqui a fazer?
E o palhaço respondeu:
_ Só queria fazer xixi.!
_ Desculpe, mas estava muito atrapalhado.
_ Não faz mal, mas lembra-te sempre que tens de pedir autorização.
_ Sim, eu vou fazer sempre isso!
O palhaço saiu de casa da velhinha muito contente, pois aprendeu uma grande lição: nunca entrar numa casa desconhecida sem pedir autorização.
Enquanto passeava pela rua encontrou um rapaz todo colorido, tinha um sapato de cada cor, as calças pareciam o arco-íris, era muito engraçado!
O palhaço foi falar com ele e disse-lhe:
_ És tão engraçado! Como te chamas?
_ Eu chamo-me Castiço e trabalho num circo. E tu, como te chamas?
_ Eu chamo-me Finfarrelho, sou palhaço e ando à procura de um circo para viver e trabalhar!
_ Podes vir comigo!
_ Que bom! Que feliz que eu estou!


(José Ramalho, 2º ano)
II
O palhaço

Era uma vez um palhaço chamado Chirripumpum. Ele era muito engraçado. Ele trabalhava no circo e tinha um amigo chamado Ricoteco. O Ricoteco também era muito engraçado.
Um dia, os dois amigos perderam-se na floresta. Eles esperaram que o Super Ranhoca os viesse salvar, mas o Super Tics ouviu primeiro e foi ajudá-los, mas a Super Tagarela já lá estava.
Os Super Heróis conseguiram ajudá-los, mas quando chegaram ao circo o Geremento já tinha destruído a cidade.
O Super Tagarela, o Super Ranhoca e o Super Tics conseguiram detê-lo e matá-lo.
O Chirripumpum e o Ricoteco agradeceram aos Super Heróis. Eles ainda tiveram de salvar a cidade do Carniços , mas a Super Sabrina e o Capitão Comilão deram cabo dele. Os Super Heróis também tiveram de salvar a cidade dos monstros, mas a Liga da Justiça deu cabo deles e matou os monstros.
Finalmente, o Chirripumpum e o Ricoteco chegaram ao circo.
O dono do circo já tinha outro palhaço chamado Meialeca, que ficou amigos do Chirripumpum e do Ricoteco.
Uma tarde, o dono do circo conheceu mais 5 palhaços: o Tuntum, o Totó, o Lulu, o Japinto e o Jicapum. Os espectáculos do circo ficaram mais animados
Uma noite, os 8 palhaços perderam-se e aconteceu tudo de novo.
Um dia apareceram na cidade mais Super Heróis para ajudar os outros.
Todos os palhaços fizeram um clube que era o Clube Palhaço.
Certo dia, o dono do circo deu um nome ao circo, chamava-se Circo dos palhaços. Os palhaços conheceram mais 10 palhaços: a Joaquina, a lolita, o Zéjaquim, o Joquinzé, o Lelé, o Juseca, a Capinta, o Trintintim, a Lola e a Lili. Os palahços foram logo dizer ao dono do circo.
Um dia acharam um palhaço muito estranho, que estava dentro de uma caixa que dizia Pumpum. Os palhaços ficaram muito espantados e um gato que lá passava disse-lhes:
_ Isso é um brinquedo!
E os palhaços responderam:
_ Um brinquedo?! O que é isso?!
_ Um brinquedo é um objecto com que as crianças brincam.
_ Ah! Então é isso que é um brinquedo a sério?
_ Sim, isto não é como aqueles falsos, isto é um brinquedo a sério.
_ Uauuuu….
Numa tarde de sol. O dono do circo encontrou mais dois palhaços; o Batatada e o Batatum. Eles eram os palhaços mais engraçados de todo o mundo e conseguiram beber batido, escrever um texto e tomar banho, tudo ao mesmo tempo.
O dono do circo deu outro nome ao circo, que era o Circo dos 20 Palhaços.
Os 20 palhaços também mudaram o nome do clube, que era o Clube dos 20 palhaços.
Todos os palhaços reuniram-se e compraram uma mascote para o clube, que era um gato chamado Leclec.
Uma noite o Teodoro Tobias III estava a destruir a cidade e a Super sabina não conseguiu dar cabo dele, mas a Liga da Justiça conseguiu dar cabo dele.
Um dia os palhaços encontraram um feiticeiro que os transformou em gigantes. Os palhaços ficaram muito tristes porque toda a gente tinha medo deles e eles foram a uma bruxa. Demoraram três dias a chegar. Quando chegaram a bruxa fez-lhes uma poção, mas eles ficaram muito pequenos. A bruxa deu-lhes outra poção mas eles ficaram muito grandes. O Ricoteco decidiu juntar as duas poções e os palhaços conseguiram ficar com o tamanho normal.
Os 20 palhaços encontraram um dragão cor-de-rosa, que era muito querido e fofinho. Ele parecia um morcego com um chapéu de uma bruxa e um nariz de palhaço.
Um dia o dragão conseguiu voar e cuspir fogo. Foi uma grande alegria para todos!

(Guilherme Sousa, 3º ano)
PARABÉNS!

Nenhum comentário: