


Leituras para a semana dedicada ao Dia da Amizade (14 de Fevereiro)
A nossa primeira escolha é "Eu quero um amigo", de Tony Ross.
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. Mas como se adpata ao tema desta semana, decidimos ler para todos os alunos.
O Livro retrata a história de um irmão mais novo da Pequena Princesa que nunca brinca com ela, e por isso ela anseia por um amigo a sério. A sua mãe conforta-a, recordando que no dia seguinte seria o primeiro dia de aulas, e que lá ela encontraria dezenas de amigos. Mas seria assim tão fácil? Conhecida pelas suas constantes exigências e pela sua determinação obstinada, a Pequena Princesa é, neste livro, ainda mais caprichosa, numa história divertidíssima acerca do que é, para uma criança, ser o novo na escola. E como explora o desejo de ter um amigo escolhemos este título para explorar o Dia da Amizade.

Outro título escolhido para esta semana é "Gosto de Ti" de Elen Lescoat, que também explora o conceito de amor.
No dia em que o Hugo lhe disse que gostava mais dela que de qualquer outra pessoa no mundo, a Rosa ficou muito confusa. Como podia ele saber? Seria possível medir o Amor? Então isso queria dizer que o pai, a mãe e a avó não gostavam tanto dela como o Hugo? Depois de conversar com todos eles, a Rosa compreende por fim que o amor está no coração de todos aqueles que gostam de nós e que é impossível medi-lo.
Uma linda citação do livro: "O amor é tudo o que temos no coração para aqueles de quem gostamos!"
Um livro enternecedor e magnificamente ilustrado, que se enquadra perfeitamente na semana que dedicamos ao Dia da Amizade/Dia dos Namorados.

Outro dos livros que pretendemos apresentar aos nossos alunos durante a semana é o carinhoso "Sapo apaixonado", de Max Velthuijs. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no 2.º ano de escolaridade - Grau de dificuldade II.
O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o coração a bater depressa demais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado — mas por quem?

Uma bonita história com animais como personagens e como estamos a estudar os animais em Estudo do Meio encaixa-se plenamente na articulação de conteúdos de várias áreas disciplinares.
"Um sapo e uma pata…
Verde e branca.
O amor não conhece barreiras".
E, finalmente, para terminar a semana escolhemos o eterno "A bela e o mostro".
A história passa-se numa pequena aldeia francesa, no final do século XVIII, onde vive Bela, uma jovem que foge da rotina da sua vida e dos galanteios de um pretendente através dos livros. Um dia, o seu pai, que é um inventor, chega a um castelo de um monstro muito feio e assustador, e é feito prisioneiro. Para salvá-lo, Bela oferece-se para assumir o lugar do pai, e o Monstro aceita.
Com o passar do tempo, a prisioneira, com a ajuda dos empregados encantados do castelo (um bule de chá, um candeeiro e um relógio, entre outros), passa a ver que por trás da aparência assustadora do Monstro esconde-se o coração e a alma de um príncipe humano.

Boas leituras e boas histórias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário