17 de fevereiro de 2010

Leituras da semana

Como estamos a estudar, na turma A, os animais, decidi optar por livros relacionados com esse tema. Assim, a actividade diária da leitura do dia vai ser dedicada nos próximos dias aos seguintes títulos:
A- A raposa Azul, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
B - S.O.S. animais em perigo, de Luísa Ducla Soares
C - O Ratinho Marinheiro, de Luísa Ducla Soares






A Raposa Azul oferece-nos oito histórias tradicionais de vários pontos do mundo, desde o Vietname à Austrália. São histórias tradicionais em que os animais são as personagens e transmitem-nos mensagens universais.
O S.O.S. animais em perigo, apresenta-nos cinco histórias sobre animais: cegonhas, lobos, morcegos, lobo marinho e joaninhas.
O ratinho marinheiro, relata-nos as aventuras de um ratinho que partiu à procura da aventura. É um texto em rima, em que as quadras divertidas relatam toda a aventura do ratinho.
Aos alunos é solicitado uma previsão dos acontecimentos quer através dos títulos, quer através das gravuras. Os alunos adoram surpresas e tentam adivinhar a continuação da história. Quando o texto é mais longo a leitura do mesmo é dividida em vários dias, ficando no ar a expectativa do desenrolar da história.
Diariamente, ao realizar a leitura do dia, é relembrado sempre o/a autor(a) do mesmo, assim como os ilustradores.
Boas leituras e boas escritas!

Um comentário:

Anônimo disse...

nao apaguem os comentarios