15 de setembro de 2010

As expressões na escola...




Quando um novo ano lectivo se inicia existe a preocupação em inovar, apresentar novidades aos nossos alunos, pois reconhecemos a necessidade de os motivar constantemente para as actividades escolares. Temos a certeza que vamos inovar e ser criativos nas nossas actividades. Esta semana, nas áreas de expressões, a turma A desenvolveu algumas actividades que ajudam os alunos a expressar a sua criatividade oral, corporal e artística.

Já realizamos alguns jogos:

"Os irmãos diferentes" que consiste numa actividade de pares. Um aluno faz os movimentos lentos e o outro os movimentos rápidos, de acordo com o acompanhamento musical adequado. Os alunos, frente a frente, imitam os gestos/movimentos corporais do colega.

Foi muito interessante ver os alunos a realizar este jogo, revelaram criatividade e empenho.

Outra actividade, em Educação Musical, foi o "Sincronismo rítmico", em que os alunos, sentados nas cadeiras dispostas em roda percutem diversos batimentos e ritmos, em diferentes partes do corpo. Pode ser acompanhada, ou não, com música.

Numa primeira impressão, os alunos consideravam o exercício fácil, mas alguns perceberam que não era fácil fazer todos os batimentos em sincronia. Foi muito interessante dividir a turma em grupos e pedir que cada um criasse um batimento. Depois cada grupo fazia o seu batimento em simultâneo, criando uma sinfonia de sons.

Foi divertido para os alunos e também para a professora!

Um comentário:

Anônimo disse...

É bom saber que se preocupam em diversificar actividades... a escola não é apenas ler, escrever e contar... bom trabalho