15 de maio de 2009

Hora de Leitura - Lendas da Mitologia 3º e 4º Anos

Teseu e o Minotauro

Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra, que, por sua vez, era filho do rei Trézen, por quem foi criado.
Teseu, após vencer muitos perigos e destruir malfeitores e monstros que flagelavam o país, soube então que os atenienses encontravam-se, naquela época, em estado de grande aflição devido ao tributo que eram obrigados a pagar a Minos, rei de Tebas. Este tributo consistia em sete jovens e sete donzelas, que eram entregues todos os anos para serem devorados pelo Minotauro, um monstro com corpo de homem e cabeça de touro, forte e feroz, que era mantido num labirinto construído por Dédalo, e tão habilmente projectado que quem se visse dentro deste não conseguiria sair sem ajuda. Teseu resolveu livrar os cidadãos gregos desse mal, ou morrer tentando. Assim, quando chegou a ocasião de enviar o tributo e os jovens foram sorteados, de acordo com o costume, ele se ofereceu para ser uma das vítimas, contra o gosto de seu pai.
O navio partiu, como era de hábito, com velas negras, mas Teseu prometeu ao pai mudá-las para brancas no caso de regressar vitorioso. Chegando a Creta, os jovens e moças foram exibidos diante de Minos. Porém, Ariadne, filha do rei, estava presente e apaixonou-se por Teseu. A jovem deu-lhe então uma espada, para que Teseu enfrentasse o Minotauro, e um novelo de linha, para que Teseu fosse desenrolando a linha por seu percurso no interior do labirinto e, assim, seguindo-a depois, este conseguiria sair do labirinto.
Bem sucedido, Teseu matou o Minotauro e conseguiu sair do labirinto, e assim regressou a Atenas, juntamente com seus companheiros salvos do monstro. Porém, durante a viagem, Teseu esqueceu-se da combinação que fizera com o pai e não mandou içar as velas brancas. O velho rei, julgando que o filho tivesse morrido, suicidou-se. Teseu tornou-se então rei de Atenas.

Nenhum comentário: