6 de março de 2012

Semana da leitura: atividades na escola

Esta semana estamos a dedicar ainda mais tempo à escrita e leitura de diversos tipos de textos. Já realizámos alguns textos em prosa, em poesia, acrósticos, ilustrámos títulos de livros, pesquisámos nomes de escritores e estamos a fazer um texto em conjunto com os nossos pais para depois apresentar no lanche literário na escola.

Aqui ficam alguns dos trabalhos que partilhamos entre colegas na escola.


Poesia sobre a leitura

A leitura é uma boa companhia
Que não devemos esquecer
Pois com os livros podemos aprender
E muitas histórias conhecer.
Fantasias os livros têm
Com fadas, príncipes e dragões,
Monstros, bruxas e fantasmas…
As suas histórias são diferentes
Para todos animar
E as palavras ficarem contentes.


Turma A, 4º ano

Se tu visses o que eu vi
Pelas terras de Eira Vedra,
Um peixe a respirar pela cauda
E uma mochila atirar uma pedra.

Se tu visses o que eu vi
Bem podes esperar,
Um caracol a cantar fado
E uma lesma numa bateria a tocar.


Se tu visses o que eu vi
Ficavas pasmado,
Um elefante a fugir de uma salsicha
E um macaco a fazer sapateado.

Se tu visses o que eu vi
Lá cima no espaço,
Mercúrio no salão a dançar,
Saturno a fazer de palhaço.

Se tu visses o que eu vi
No meu livro de Língua Portuguesa,
Os números a andar e saltar
E o 1000 com chapéu de chinesa.

Se tu visses o que eu vi
Numa loja de animais,
Uma azeitona a falar
Que tem filhos a mais.

Se tu visses o que eu vi
Em cima de um telhado,
Duas cobras a discutir
Por causa de um panado.

David e Gonçalo, 4º ano



Boas leituras! 

Nenhum comentário: