Hoje, dia 9 de Maio, celebra-se o dia da Europa. Esta data será trabalhada pelos alunos durante a semana, para que conheçam melhor o continente onde vivem.
A 9 de Maio de 1950 um Senhor chamado Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada para que todos os países envolvidos mantivessem relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia, e dizia mais ou menos isto:
“A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam(…). Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha, e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz.”
Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo, com base na “Declaração Schuman”, decidirem celebrar o 9 de Maio como “Dia da Europa”.
Os símbolos da Europa são o hino, a bandeira e a moeda.
Na bandeira Europeia figuram 12 estrelas douradas de cinco pontas, dispostas em forma de círculo, sobre um fundo azul, representando a união dos povos da Europa.
O número de estrelas que figuram na bandeira não está relacionado com o número de países que fazem parte da União Europeia. O número doze simboliza a perfeição, a plenitude e a unidade (veja-se os doze meses do ano, os doze signos do zodíaco, etc.).
A Europa é composta por 46 países independentes (41 continentais e 5 insulares) e mais 10 territórios.
Dentro da Europa, existe a União Europeia, que neste momento reune 27 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário