Livro
28 de fevereiro de 2010
O livro
Livro
26 de fevereiro de 2010
Ler é...
Semana da Leitura (preparação)
21 de fevereiro de 2010
Lendas de Portugal
De carácter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam acontecimentos reais e históricos com acontecimentos irreais, que são meramente produto da imaginação humana.
2- Lenda do Rio Ave
3- Lenda do milagre das rosas
5- Lenda da Serra da Estrela
Era uma vez três rios que nasceram em Espanha.
Chamavam-se Douro, Tejo e Guadiana.
Estavam um dia a contemplar as nuvens e perguntaram-lhes donde vinham.
Do mar - responderam elas. - É o nosso pai e o nosso avô.Onde fica o mar? - perguntaram os rios.
Lá longe, em Portugal - responderam as nuvens.
É grande?
É, é muito grande.
Havemos de ir ver o mar.
E combinaram que no dia seguinte iriam os três ver o mar. Assim fizeram.O Guadiana acordou primeiro e lá foi calmamente, contemplando os montes e as belezas que o espreitavam, e escolhendo os caminhos por onde passava, ao chegar a Vila Real de Santo António parou maravilhado.
O segundo foi o Tejo. Quando acordou já o sol ia alto. Começou a andar depressa, quase não escolhendo caminho, mas, quando entrou em Portugal, pensou lá consigo que já deveria ter muito avanço e lembrou-se de gozar as campinas e os montes, espreguiçando-se nas margens planas, antes de se lançar nos braços do avô.
O Douro, quando acordou e se viu só, nem esfregou os olhos. Partiu à pressa por desfiladeiros e precipícios, não escolhendo caminho, nem pensando em gozar a natureza.Assim foi ele que, muito sujo e enlameado, chegou em primeiro lugar.
E assim é também que os nossos três rios mais importantes têm características diferentes.
17 de fevereiro de 2010
Leituras da semana
15 de fevereiro de 2010
Curiosidades sobre os animais
2- Um GRILO pode saltar até uma altura quinhentas vezes maior do que o seu tamanho.
3- Uma PULGA pode saltar até 50 cm de altura. Se fizermos a proporção para a espécie humana, um homem poderia saltar até 1500 m de altura.
4- O CARACOL faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece... dura 12 horas!
6- Um ATUM pode nadar até 170 km num único dia.
7- Num único dia, uma ANDORINHA come 2 mil moscas.
9- A maior ARANHA do mundo pode medir 28 cm com as patas abertas, maior do que um telemóvel.
10- Uma FORMIGA pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. Uma ABELHA carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.
14 de fevereiro de 2010
Dia dos Namorados
A outra teoria defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas. No entanto, um sacerdote de nome Valentim, teria violado o decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Após ter sido descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que o visitara com alguma frequência levando-lhe comida e muita conversa.
Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar… ela começou a ver. Perante este milagre, toda a sua família converteu-se ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado o seu Deus, condenou-o à morte.
Ambas as teorias defendem que São Valentim fora um sacerdote cristão, fora mártir e que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim.
Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno - a Deusa das mulheres e do casamento.
Cupido (a adaptação romana do grego Eros) é filho de Vénus, deusa do amor (adaptada de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza). Os termos “afrodisíaco” e “erótico” têm origem nestas míticas personagens. A ligação entre a atracção física e o amor como sentimento foi também explicada pelos antigos, através da sua mitologia. Vénus, deusa do amor e da beleza, teve um filho de Marte, deus da guerra. Esse filho, Cupido, apaixonou-se por Psique, uma bela humana, e dessa ligação nasceu a sua filha, Volúpia.
12 de fevereiro de 2010
História do Carnaval
Festa na escola!
Um lindo espantalho, um senhor carteiro muito elegante e um monstro.
11 de fevereiro de 2010
Trabalhos dos alunos
Era uma vez um urso que não tinha amigos.
Ele vivia numa casinha de madeira. Num dia de sol e calor viu um burro a dizer:
_ Hoje é o dia da Amizade!
O urso ficou espantado porque não sabia o que era o dia da Amizade. O urso pediu ao burro se queria ser amigo dele.
O burro respondeu:
_ Claro que sim!
Foram pelo caminho e encontraram um tigre, que estava a dar um salto enorme.
O urso e o burro estavam a gritar e a dizer:
_ Queres ser nosso amigo?
O tigre disse:
_ Claro que sim!
Foram pelo caminho e encontraram um animal esquisito. Eles perguntaram ao animal se queria ser amigo deles.
O animal esquisito respondeu:
_ Claro que sim!
E, assim, passaram o dia da Amizade todos juntos.
Gonçalo (2º ano, turma A)
9 de fevereiro de 2010
Cartaz dos animais
Painel da Amizade
8 de fevereiro de 2010
Os animais na escola...
Mais palhaços...
6 de fevereiro de 2010
Leituras...
A nossa primeira escolha é "Eu quero um amigo", de Tony Ross.
O Livro retrata a história de um irmão mais novo da Pequena Princesa que nunca brinca com ela, e por isso ela anseia por um amigo a sério. A sua mãe conforta-a, recordando que no dia seguinte seria o primeiro dia de aulas, e que lá ela encontraria dezenas de amigos. Mas seria assim tão fácil? Conhecida pelas suas constantes exigências e pela sua determinação obstinada, a Pequena Princesa é, neste livro, ainda mais caprichosa, numa história divertidíssima acerca do que é, para uma criança, ser o novo na escola. E como explora o desejo de ter um amigo escolhemos este título para explorar o Dia da Amizade.
Outro título escolhido para esta semana é "Gosto de Ti" de Elen Lescoat, que também explora o conceito de amor.
No dia em que o Hugo lhe disse que gostava mais dela que de qualquer outra pessoa no mundo, a Rosa ficou muito confusa. Como podia ele saber? Seria possível medir o Amor? Então isso queria dizer que o pai, a mãe e a avó não gostavam tanto dela como o Hugo? Depois de conversar com todos eles, a Rosa compreende por fim que o amor está no coração de todos aqueles que gostam de nós e que é impossível medi-lo.
"Um sapo e uma pata…
Verde e branca.
O amor não conhece barreiras".
Com o passar do tempo, a prisioneira, com a ajuda dos empregados encantados do castelo (um bule de chá, um candeeiro e um relógio, entre outros), passa a ver que por trás da aparência assustadora do Monstro esconde-se o coração e a alma de um príncipe humano.
5 de fevereiro de 2010
Provérbios e o Carnaval!
O Carnaval é uma época festiva em que as pessoas do Mundo inteiro se divertem mascarando-se, participando e assistindo a cortejos. O Carnaval comemora-se a uma terça-feira, sendo no dia a seguir quarta-feira de cinzas. Nessa quarta-feira inicia-se a Quaresma a preparação para a Páscoa.
O nosso país é rico em cantilenas e tradições orais que perduram na nossa memória e fazem parte do nosso quotidiano. Aqui deixamos alguns provérbios relacionados com a época que se aproxima: o CARNAVAL!
-Carnaval na eira, Páscoa à lareira.No Carnaval nada parece mal.
-Salmão e sermão têm na Quaresma a sua estação.
-Entrudo borralheiro, Páscoa soalheira.
-Do Carnaval à Páscoa vão sete semanas.
-Do Natal ao Entrudo é um mês, quem bem contar sete semanas lhe há-de achar.
4 de fevereiro de 2010
Textos dos alunos
O palhaço foi procurar um circo para trabalhar. Ele estava às voltas na cidade, pois precisava de ir à casa de banho. Ele resolveu entrar numa que tinha a porta aberta.
Naquela casa vivia uma senhora muito velhinha, que ficou espantada quando viu o palhaço na sua casa. E a senhora perguntou-lhe:
_ O que estás aqui a fazer?
E o palhaço respondeu:
_ Só queria fazer xixi.!
_ Desculpe, mas estava muito atrapalhado.
_ Não faz mal, mas lembra-te sempre que tens de pedir autorização.
_ Sim, eu vou fazer sempre isso!
O palhaço saiu de casa da velhinha muito contente, pois aprendeu uma grande lição: nunca entrar numa casa desconhecida sem pedir autorização.
Enquanto passeava pela rua encontrou um rapaz todo colorido, tinha um sapato de cada cor, as calças pareciam o arco-íris, era muito engraçado!
O palhaço foi falar com ele e disse-lhe:
_ És tão engraçado! Como te chamas?
_ Eu chamo-me Castiço e trabalho num circo. E tu, como te chamas?
_ Eu chamo-me Finfarrelho, sou palhaço e ando à procura de um circo para viver e trabalhar!
_ Podes vir comigo!
_ Que bom! Que feliz que eu estou!
(José Ramalho, 2º ano)
Era uma vez um palhaço chamado Chirripumpum. Ele era muito engraçado. Ele trabalhava no circo e tinha um amigo chamado Ricoteco. O Ricoteco também era muito engraçado.
Um dia, os dois amigos perderam-se na floresta. Eles esperaram que o Super Ranhoca os viesse salvar, mas o Super Tics ouviu primeiro e foi ajudá-los, mas a Super Tagarela já lá estava.
Os Super Heróis conseguiram ajudá-los, mas quando chegaram ao circo o Geremento já tinha destruído a cidade.
O Super Tagarela, o Super Ranhoca e o Super Tics conseguiram detê-lo e matá-lo.
O Chirripumpum e o Ricoteco agradeceram aos Super Heróis. Eles ainda tiveram de salvar a cidade do Carniços , mas a Super Sabrina e o Capitão Comilão deram cabo dele. Os Super Heróis também tiveram de salvar a cidade dos monstros, mas a Liga da Justiça deu cabo deles e matou os monstros.
Finalmente, o Chirripumpum e o Ricoteco chegaram ao circo.
O dono do circo já tinha outro palhaço chamado Meialeca, que ficou amigos do Chirripumpum e do Ricoteco.
Uma tarde, o dono do circo conheceu mais 5 palhaços: o Tuntum, o Totó, o Lulu, o Japinto e o Jicapum. Os espectáculos do circo ficaram mais animados
Uma noite, os 8 palhaços perderam-se e aconteceu tudo de novo.
Um dia apareceram na cidade mais Super Heróis para ajudar os outros.
Todos os palhaços fizeram um clube que era o Clube Palhaço.
Certo dia, o dono do circo deu um nome ao circo, chamava-se Circo dos palhaços. Os palhaços conheceram mais 10 palhaços: a Joaquina, a lolita, o Zéjaquim, o Joquinzé, o Lelé, o Juseca, a Capinta, o Trintintim, a Lola e a Lili. Os palahços foram logo dizer ao dono do circo.
Um dia acharam um palhaço muito estranho, que estava dentro de uma caixa que dizia Pumpum. Os palhaços ficaram muito espantados e um gato que lá passava disse-lhes:
_ Isso é um brinquedo!
E os palhaços responderam:
_ Um brinquedo?! O que é isso?!
_ Um brinquedo é um objecto com que as crianças brincam.
_ Ah! Então é isso que é um brinquedo a sério?
_ Sim, isto não é como aqueles falsos, isto é um brinquedo a sério.
_ Uauuuu….
Numa tarde de sol. O dono do circo encontrou mais dois palhaços; o Batatada e o Batatum. Eles eram os palhaços mais engraçados de todo o mundo e conseguiram beber batido, escrever um texto e tomar banho, tudo ao mesmo tempo.
O dono do circo deu outro nome ao circo, que era o Circo dos 20 Palhaços.
Os 20 palhaços também mudaram o nome do clube, que era o Clube dos 20 palhaços.
Todos os palhaços reuniram-se e compraram uma mascote para o clube, que era um gato chamado Leclec.
Uma noite o Teodoro Tobias III estava a destruir a cidade e a Super sabina não conseguiu dar cabo dele, mas a Liga da Justiça conseguiu dar cabo dele.
Um dia os palhaços encontraram um feiticeiro que os transformou em gigantes. Os palhaços ficaram muito tristes porque toda a gente tinha medo deles e eles foram a uma bruxa. Demoraram três dias a chegar. Quando chegaram a bruxa fez-lhes uma poção, mas eles ficaram muito pequenos. A bruxa deu-lhes outra poção mas eles ficaram muito grandes. O Ricoteco decidiu juntar as duas poções e os palhaços conseguiram ficar com o tamanho normal.
Os 20 palhaços encontraram um dragão cor-de-rosa, que era muito querido e fofinho. Ele parecia um morcego com um chapéu de uma bruxa e um nariz de palhaço.
Um dia o dragão conseguiu voar e cuspir fogo. Foi uma grande alegria para todos!
(Guilherme Sousa, 3º ano)
Semana da amizade!
Canção de Carnaval!
Leitura do dia
Percebeste?Se não percebeste,faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste. Percebeste?
O tempo perguntou para o tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo de dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia
Jaime, Jaime, Jaime, Jaime, Jaime...
Um tigre, dois tigres, três tigres
Padre Pedro prega pregos. Pregos prega padre Pedro...
Se cá nevasse fazia-se cá ski.
Um limão, dois limões, meio limão.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
A Graça disse à Graça
E a Graça achou muita graça.
Actividade Física e Desportiva
Há festa na escola!
Os alunos dividiram tarefas e colaboraram para pintar, colar, recortar, montar e construir os vários palhaços. Depois foi uma alegria quando viram o trabalho final...
As paredes parecem uma exposição de palhaços!