A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:
Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
Saudade é uma lembrança fiel do passado. É a prova incontestável de tudo que vivemos e ficou impresso na alma. Ao confessarmos uma saudade, na verdade, estamos a recordar e assumir de que, ao menos uma vez na vida, conhecemos pessoas e vivemos situações que foram boas, e serão eternas em nossa alma. Nutri-la, é alimentar o espírito e a própria existência.
É uma palavra muito nossa, muito portuguesa... Na gramática Saudade é substantivo abstracto, tão abstracto que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso.
Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade transporta-nos para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças sofridas.
E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, deixamos aqui um poema de Mário Quintana:
Saudadena solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas,
nos planetas,nos mares,
no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
Mário Quintana
Outros poemas
Quando bater a saudade
De algo bom a relembrar,
Fecha os olhos e sorria
Que no céu da fantasia
Tudo aquilo vai voltar...
Tenho saudade de ti
De nossos dias risonhos,
Volta logo, eu te espero,
Hoje é Dia da Saudade,
De fraternos sentimentos,
Vão daqui abraços meus
A você e todos os seus,
© Oriza Martins