27 de fevereiro de 2011

Cabreira ConVida




















Os alunos da nossa escola participaram, no passado dia 25 de Fevereiro, na iniciativa desenvolvida pelo Projeto "Cabreira ConVida", que consistia na plantação de árvores numa zona da serra da Cabreira. Os alunos transportaram pás da praia para os ajudar a colocar a terra, um pouco lamacenta, junto das plantas. Os alunos concluíram as plantações e em seguida participaram num Paddy Paper, percorrer um percurso considerável da serra, seguindo as pistas fornecidas num guião previamente fornecido.
A plantação realizada ficou devidamente assinalada com uma placa com o nome da escola.
Esta iniciativa foi desenvolvida por todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento de escolas.
Após o almoço, servido num espaço amplo da serra, os alunos assistiram a um pequeno conto dramatizado, preparado pelos elementos da Biblioteca Municipal de Vieira do Minho.

23 de fevereiro de 2011

Carnaval: decoração colorida!











A escola começa a ganhar um novo colorido e uma agitação caraterística do Carnaval. Os alunos adoram esta festa com muita alegria, cor e sons.
Os alunos começaram a construir alguns adereços e as paredes da escola começam a ficar mais coloridas com as cores dos palhaços.

União Europeia: bandeiras


















Os alunos do 4º ano aproveitaram o fato de estarem a estudar a União Europeia em Estudo do Meio e construíram um painel com todas as bandeiras dos países da UE. As 27 bandeiras foram desenhadas e pintadas pelos alunos que depois as plastificaram e montaram o painel das União Europeia. Esta atividade articulada nas áreas de Estudo do Meio e Expressão Plástica permitiu um melhor conhecimento da composição atual da UE.

21 de fevereiro de 2011

Carnaval: máscaras de gesso


















Depois de na última semana conseguirmos fazer todas as nossas máscaras de gesso, hoje cada um pintou de acordo com os seus gostos pessoais. Alguns fizeram pesquisas, outros deixaram a criatividade fluir espontaneamente.


Esta atividade permitiu que os alunos trabalhassem materiais diversificados e igualmente motivadores.

15 de fevereiro de 2011

José Saramago: "A maior flor do mundo"




Os professores e alunos da EB1 de Eira Vedra aceitaram participar com muito gosto na atividade promovida pelo Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas, visionamento do filme "A maior flor do mundo" de José Saramago e sua representação icónica.

Os alunos assistiram com um silêncio profundo ao filme, demonstrando que não são essenciais muitas palavras e muitos ruídos para captar atenção das crianças.De seguida elaboraram os seus trabalhos icónicos, representando as suas próprias impressões do que observaram ao longo do filme.



14 de fevereiro de 2011

A germinação

As plantas







Cada aluno tinha a tarefa de escolher uma planta em casa e levar para a sala de aula. Depois teve de fazer a sua apresentação: tipo de raiz, a sua constituição completa, se é comestível, onde vive...

Esta foi uma das atividades desenvolvidas para estudar de forma prática e dinâmica as plantas.
Claro que efetuamos as tradicionais sementeiras e plantação por estaca.
Nas sementeiras utilizamos a cebola, a cenoura, o feijão, a salsa e a ervilha.




12 de fevereiro de 2011

Segurança na Internet



















Aqui ficam os desenhos vencedores sobre o tema "Segurança na Internet", do Joel e do Manuel.
As frases que acompanham as ilustrações são:
- Sempre que precisarmos de ir à internet devemos consultar os nossos pais e nunca falar com estranhos na internet. (Joel)
- Pai! Mãe! Venham cá! Está um estranho na internet! (Manuel)

10 de fevereiro de 2011

Semana da Amizade: leituras









Deixamos aqui algumas sugestões de leitura para esta Semana da Amizade e Dia dos Namorados.
Da coleção de Max Velthuijs sugerimos: "O sapo apaixonado" e "O sapo e o estranho." Um livro para os mais novos, "O que é um amigo", de Maria Cardoso, muito intenso e divertido que conta as aventuras do Lápis Branco na procura de amigos.
Também sugerimos um lindo e comovente conto de John Rowe, "Dá-me um abraço", que narra a história do Piquinhos, um porco-espinho, que tudo o que desejava era que alguém lhe desse um abraço. Mas era difícil alguém tão espinhoso receber um abraço. Será que algum dia conseguirá concretizar o seu desejo?
Um comovente conto que promove o gosto pela leitura e também o sentimento de amizade.
Finalmente, a Ariana do 3º ano trouxe de casa um livro muito engraçado "A...migo", de Didier Lévy, que conta as aventuras de um papagaio que fugiu do Jardim Zoológico e se torna amigo de uma menina.

Boas leituras!

Semana da Amizade: mensagens dos alunos


Como forma de festejar o Dia dos Namorados a escola dedica toda a semana aos amigos através da SEMANA DA AMIZADE. De forma transversal o tema está a ser desenvolvido em todas as áreas disciplinares.
Os alunos da escola realizaram pequenas mensagens dedicadas aos seus amigos e depois cada um colocou na entrada da escola para todos verem e lerem as suas palavras.

O trabalho ficou colorido e com lindas palavras de crianças para crianças.

Semana da Amizade: os meus amigos

Os meus amigos
Eu gosto muito dos meus amigos, a nossa amizade é muito importante.
Os meus amigos são o José, o Gonçalo, o Pedro, o Diogo, o David, o Bruno e o Manuel.
Para mim são muito relevantes porque me ajudam em tudo que eu preciso.
Eles gostam de mim e eu deles, temos muita amizade entre nós.
Eles brincam comigo e eu com eles, jogamos futebol, às escondidas e muitas coisas mais.
O Manuel está no 4º ano e os outros no 3º ano. Todos são engraçados, brincalhões e têm boas notas. O mais velho é o Manuel e o mais esperto também.Todos são lindos e muito meus amigos.
Os meus amigos são os melhores do mundo, fazem-me muita falta, eu já não conseguia viver sem eles, a nossa amizade é inseparável.
Jorge Daniel (3º ano)

9 de fevereiro de 2011

Dia da Internet Segura


No dia 8 de fevereiro de 2011 comemorou-se o Dia da Internet Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, várias entidades (ver em http://www.seguranet.pt/) convidam todas as escolas a dinamizarem actividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, na segunda semana de fevereiro de 2011.

Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários escolares, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula.

É essencial nevegar em segurança! A internet é um mundo fascinante mas com muitos perigos, por isso sabes que deves ter alguns cuidados.
Nunca deves dar dados pessoas, como nome, idade, morada, nome da escola, nº de telefone, fotografias...
Sempre que navegares deves ter algum adulto junto de ti, a segurança é muito importante quando estás a usar a internet.

Semana da Amizade

Aqui fica a linda canção de André Sardet, "Adivinha quanto gosto de ti", que ouvimos hoje dedicada à semana da amizade, que estamos a celebrar na escola.
Oiçam com atenção!

Atividades Turma A - Expressões







Aproveitando a presença da professora do Ensino Especial , a turma A desenvolveu atividades fisicas , plásticas e musicais ,articulando com as várias disciplinas.Esta semana falou-se muito do caracol. Foi então o animal escolhido para trabalhar o recorte e colagem ,assim como uma bela canção que todos cantaram com muito agrado. Os jogos coletivos também foram realizados,começando pelo "rabo de raposa" onde todos contaram, correram e principalmente participaram...





Já temos outros em agenda ! Aguardamos o tempo mais quente e o Sol nosso amigo...

4 de fevereiro de 2011

Expressão Dramática: jogo "pedra falante"




Esta semana, em Expressão Dramática desenvolvemos mais uma atividade relaxante e muito expressiva. O jogo chamava-se "a pedra falante"e, com os alunos sentados em roda, muito simplesmente consistia em pegar numa pedra, objeto banal, e dar a um aluno. Esse aluno teria de iniciar uma história, de seguida passava a pedra ao colega de lado e este teria de dar seguimento à história... a pedra continuava "falante" até que dessem por terminada a história.
Foi muito interessante verificar que os vários grupos queriam prolongar, prolongar a história...
O objetivo era desenvolver a expressividade oral e a criatividade.
Correu muito bem, acima de tudo porque motivou os alunos, que se divertiram... divertimo-nos todos, rimos com as histórias esquisitas e divertidas que foram criadas. E assim nos ouvimos uns aos outros e ouvimos com atenção o que os outros nos contavam.