26 de janeiro de 2011

Expressão Plástica: técnica de pintura








Hoje vimos como ficaram os nossos trabalhos realizados em lápis de cera e lápis de pastel e depois pintados com bioxene.
Foi um trabalho de criatividade e uso de cores de forma divertida. Com esta técnica temos de usar as cores claras e não ocupar totalmente o espaço da folha de papel aguarela. Na fase seguinte passamos o bioxene com o pincel e deixamos secar. Os espaços em branco ficam com a cor do bioxene e as cores que usamos na nossa pintura ficam destacadas.

Deixamos aqui mais uma amostra do nosso trabalho!
Alunos do 3º e 4º anos

24 de janeiro de 2011

GNR: Escola Segura




A equipa da Escola Segura da GNR esteve hoje na nossa escola apresentar uma palestra sobre os perigos da Internet para os mais novos.

Além de ser feita uma apresentação multimédia sobre a história da Instituição de Segurança Pública que é a GNR, também foi feita uma apresentação de várias situações consideradas de risco quando as crianças usam internet. Os alunos foram alertados para um conjunto de situações e foram dados os conselhos e procedimentos a seguir para que não sejam aliciados por outras pessoas. Os alunos expuseram as suas dúvidas e relataram alguns acontecimentos vividos para que os agentes clarificassem os seus procedimentos.
Foi uma sessão de esclarecimentos bastante dinâmica e desenvolvida de forma apelativa para as crianças.
Aos alunos foram dados alguns conselhos que deverão transmitir aos seus familiares por forma que todos estejam alertados para os perigos inerentes ao uso da internet. Todos sabem que é essencial que exista uma supervisão parental quando as crianças usam a internet.







23 de janeiro de 2011

Uso do computador


Na sala de aula existe a necessidade de motivar constantemente os nossos alunos, diversificando as atividades e indo de encontro com as suas motivações e interesses.
Esta semana os alunos do 3º e 4º ano tiveram a oportunidade de usar os seus computadores pessoais numa aula de Língua Portuguesa. Em vez de caneta e papel os alunos criaram alguns acrósticos nos computadores, revelando autonomia e dinamismo.

Expressão Dramática: jogo "saudações giratórias"




Esta semana, na turma B, continuamos a desenvolver algumas atividades para explorar o corpo e a expressividade. Assim, em Expressão Dramática realizamos o jogo "Saudações giratórias".
Os alunos formam duas rodas que giram em sentido contrário e de acordo com o código estabelecido devem parar e saudar o colega da frente. Por exemplo, ao nº 1 pode corresponder uma vénia, ao nº 2 um abraço, ao nº 3 um cumprimento. Este jogo revelou-se deveras relaxante e os alunos sentiram-se à vontade no contato estabelecido e, acima de tudo, divertiram-se.
Aproveitamos muitas vezes para terminar dias cansativos de aulas com estas atividades relaxantes que nos deixam a todos mais felizes e expressivos uns com os outros.

Leituras na sala!


Esta semana os alunos do 4º ano realizaram a leitura do dia para a turma. Os alunos assumiram o papel desempenhado pela professora, devendo inquirir os colegas sobre o conteúdo da história.

Também se pretende, com esta atividade, que os alunos assumam uma postura responsável e desenvolvam uma leitura expressiva.



Jogo do cantinho -Turma A



Jogo do “ cantinho”

O jogo do "Cantinho" merece-nos uma especial atenção, pela sua simplicidade e interesse. Era do gosto tanto de rapazes como de raparigas. Já os nossos pais jogavam…
O jogo era disputado por dois jogadores: Um seria o "carpinteiro" e o outro o "pedreiro". Uma vez feita a escolha da profissão, o "pedreiro" apanhava do chão três pedrinhas, com tamanhos mais ou menos uniformes e o "carpinteiro" escolhia do mesmo modo três pauzinhos. Depois, no chão era desenhada uma grelha com quatro quadrados. O jogo iniciava com as pedrinhas dispostas horizontalmente na primeira linha e os pauzinhos distribuídos do mesmo modo mas na linha oposta. Por norma iniciava o "pedreiro". Depois da primeira partida iniciava o perdedor. Os jogadores íam mudando uma peça de cada vez, alternadamente, colocando-a em qualquer umas das inter-seções vazias das grelha. Ganhava a partida aquele que primeiro ocupasse com as suas peças uma linha horizontal, vertical ou diagonal.
No fundo, pelas suas caraterísticas, o "Cantinho" pode considerar-se como uma variante do conhecido "jogo do galo" ou "jogo da velha".
Quando um jogador colocava as peças de modo a ficar com duas opções de completar a linha, dizia-se ter "jogo de duas maneiras". Dada a sua simplicidade, cada partida ganha resultava normalmente da distração de um dos jogadores. Quando bem concentrados e analisando previamente os movimentos, o jogo decorria durante muito tempo sem que alguém levasse a melhor.
Hoje, está praticamente esquecido e quase já ninguém o joga, nem mesmo as crianças de agora o conhecerão. Neste sentido e com o frio a convidar mais tempo dentro da sala de aula, os alunos da turma A realizaram os respetivos tabuleiros e jogam alegremente efetuando uma espécie de campeonato entre eles.

Leituras: "O sapo apaixonado"

Aqui fica a história que estudamos esta semana.

18 de janeiro de 2011

Fases da Lua!

Estamos a estudar no 4º ano, as Fases da Lua. O Ciclo Lunar dura 29 dias, 12 horas e 44 minutos. E também já sabemos porque se diz que a Lua é mentirosa.



17 de janeiro de 2011

Jogos matemáticos







Hoje, em expressão plástica, construímos alguns jogos: jogo do galo, o jogo do "Gatos e cães" e o jogo do Ouri.
Utilizamos materiais reciclados, como embalagens de ovos, cartão velhos, copos de iogurte, tampas de iogurte...
Ainda tivemos tempo de usar os nossos jogos e foi divertido jogar com os jogos que nós próprios elaboramos.








Expressão Físico-Motora: "Imita o Rei"


Os alunos aprendem a ser mais expressivos com o corpo através de atividades diversificadas e dinâmicas.
Através do jogo "Imita o Rei" os alunos tiveram de imitar os gestos, por mais estranhos que fossem eles. Claro que a risota reinou pois as posições nem sempre eram muito convencionais.
No fim da aula diziam estar cansados, mas os rostos adivinhavam uma satisfação e alegria por expressar e partilhar comportamentos.




11 de janeiro de 2011

Expressão Plástica: construções.











Esta semana os alunos do 3º e 4º ano estão a dedicar as atividades de expressão plástica às construções, utilizando sempre que possível material usado.
Com massinhas construíram colares e pulseiras.
Os alunos do 4º ano, aproveitando os conteúdos da área de Estudo do Meio, elaboraram o sistema solar e desta forma estudaram os conteúdos e aplicaram diferentes técnicas de pintura na construção de objetos pedagógicos.
Deixamos aqui as fotos do nosso trabalho!





Fórum Parental "Pais Positivos"

Informamos todos os encarregados de educação que o Projeto Incluir da Câmara Municipal de Vieira do Minho vai promover no dia 14 de janeiro, pelas 14h30m, na Biblioteca Municipal, o Fórum Parental "Pais Positivos" de sensibilização de práticas parentais positivas, dirigido a pais e educadores do concelho.

8 de janeiro de 2011

Movimentos da Terra

Para continuarem a pesquisar sobre o sistema solar, aqui ficam para os meninos do 4º ano, alguns dados importantes.




Sistema Solar: comparação de tamanho de planetas!

Parabéns Bruna!

A Bruna Filipa fez anos esta semana, aqui ficam os parabéns da professora e dos colegas! Muitas felicidades!

7 de janeiro de 2011

Dia de Reis - Turma A



Nós somos os três Reis
Que vimos do Oriente
Trazer as Boas Festas
Com paz p’ra toda a gente.

Nós somos os três Reis
Guiados por uma luz
Adoramos Deus Menino
Que se chama Jesus.

Nós somos os três Reis
Baltasar e Gaspar
Também o Belchior
O veio adorar.

Nós somos os três Reis
Guiados por uma luz
E trazemos três presentes
P’ro Menino Jesus.


A turma A não esqueceu esta data,cantando alegremente estas quadras,ao som desta melodia construiu também as coroas dos Reis Magos.

5 de janeiro de 2011

Cantar as Janeiras!





Cantar as Janeiras


Cantar as Janeiras
Pelo Ano Novo
É manter bem vivas
Tradições do povo.

Casa a casa vamos
Ao romper do dia
Cantar as Janeiras
Com muita alegria.

E quem nos recebe
Dá-nos um presente.
E nós desejamos
Paz p’ra toda a gente.


Esta foi a canção que os alunos do 3º e 4º anos estudaram nesta semana de dia Reis Magos. Alguns alunos acompanharam a canção com instrumentos musicais, tentando alegrar ainda mais a atividade.


Expressão Dramática: linguagem corporal


Um dia de aulas é sempre cansativo, por isso sabe bem terminar esse dia de forma relaxada, para tentar descontrair um pouco.
Esta semana, em Expressão Dramática, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade realizaram um jogo de expressão corporal. Com uma simples bola e uma manta, os alunos deram largas à imaginação e divertiram-se todos juntos. A bola tinha de passar de mão em mão mas ia mudando de estado, assim poderia estar muito pesada, muito quente, muito fria, muito suja, muiito suave, muito cheirosa... enfim, imensas sensações que os alunos deveriam expressar corporalmente. Foi divertido!

Ano Internacional das Florestas


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou em Assembleia Geral que 2011 será o Ano Internacional das Florestas com o objetivo de sensiblizar para a necessidade de perservação e desenvolvimento sustentável de todo o tipo de florestas.

O tema para este ano é " Florestas para o Povo" e a ONU criou um site oficial com informação sobre as ações de sensibilização que se irão realizar.

Tendo este tema presente, esta semana, a turma B em Área de Projecto, trabalhou o tema da FLORESTA, refletindo sobre a sua importância para a vida do ser humano.

4 de janeiro de 2011

Texto coletivo - O Inverno / Turma A - 2.º Ano


O Inverno é uma estação do ano que começa dia 21 de Dezembro e termina no dia 21 de Março.
As pessoas agasalham-se muito porque está mais frio, usam roupas mais quentes e acendem as lareiras.
As árvores ficam despidas e alguns animais hibernam. Como a nossa localidade é um pouco elevada, por vezes cai alguma neve.
É no Inverno que se festeja o Natal, o Ano Novo e o Carnaval.
Nós gostamos muito do Inverno.

3 de janeiro de 2011

Novo ano, novas actividades!

































Logo no primeiro dia de regresso às aulas no 2º período desenvolvemos algumas actividades dinâmicas e diversificadas.
Os alunos do 4º ano estiveram a estudar os RIOS DE PORTUGAL, então decalcaram um mapa e depois, com fios de lã localizaram os principais rios de Portugal. Também realizaram alguns jogos didácticos alusivos aos rios e serras de Portugal, com o CD que acompanha o manual de Estudo do Meio.

Quanto aos alunos do 3º ano, estivemos a estudar os VESTÍGIOS DO PASSADO LOCAL e resolvemos ir observar de perto alguns desses vestígios, como a igreja da freguesia, que fica do outro lado da rua, o cruzeiro de Eira Vedra e uma fonte antiga.
Depois pesquisamos na Internet e ficamos a saber que o Cruzeiro de Eira Vedra foi construído no ano de 1767; a igreja Paroquial dedicada a S. Paio data do século XI.

PARABÉNS Margarida!



A Margarida do 3º ano fez 8 anos no dia 31 de Dezembro, mas quis festejar com os colegas essa data com os seus colegas da turma.


Muitos parabéns e votos que continues a ser sorridente e alegre!


Beijinhos dos colegas e da professora da turma B.