28 de maio de 2010

Visita de Estudo 2/ Agradecimento Agostinhos Publicidade













Aqui ficam mais algumas fotografias de uma visita que nunca mais esquecerá aos nossos alunos...

Escolhemos também este momento para agradecer ao Sr.Agostinho de Braga,proprietário da empresa "Agostinhos Publicidade" (ver em http://www.agostinhos.com/) ,que nos ofereceu algumas t-shirts com o nome da nossa escola ,assim como com a sua publicidade.Todas elas provocaram entusiasmo nas crianças e foram uma mais valia na identificação das mesmas,onde nas saídas escolares são de capital importância .Mais uma vez, nós professores agradecemos este gesto simpático para com este estabelecimento de ensino,prometendo levar este apoio fora de portas,saídas escolares,assim como actividades diversas em que a nossa escola participe.

Obrigado Sr.Agostinho





27 de maio de 2010

Visita ao Oceanário SEA LIFE e à Quinta de Stº Inácio





























Hoje foi um dia muito completo e bastante longo para todos nós. De manhã visitámos o Oceanário SEA LIFE Porto. Adultos e crianças deliciaram-se com as maravilhas da natureza, com a variedade de peixes e outros seres marinhos/aquáticos. Os alunos encontravam em cada curva e cada tanque novidades e novas descobertas. Foi uma visita muito bem aproveitada por todos. Todos ficaram deveras satisfeitos.

Depois de passear um pouco pela Foz, junto ao Rio Douro, almoçámos na Quinta de Stº Inácio, onde as crianças brincaram, correram... afinal havia escorregas, baloiços, campo de futebol... divertiram-se antes de fazer uma visita pelo parque. Durante a visita conheceram a grande variedade de animais selvagens e domésticos existentes no parque. Alguns desses animais surpreenderam todos pelas suas características invulgares, nomeadamente os insectos. Uma das partes que mais entusiasmo causou entre os alunos foram os répteis. Mas o grande espectáculo foi promovido pelos macacos que brilharam na sua exibição para os alunos, que se instalaram a admirar as suas acrobacias.

Depois do lanche e do indispensável gelado chegou a hora de regressar.

Mas a energia inesgotável dos alunos fez durar a diversão até ao momento final!







26 de maio de 2010

Actividade Física e Desportiva







O sol e o calor fazem uma visita, de vez enquando, alternando com dias de chuva e frio. Mas os alunos aproveitam todos os momentos para desenvolver actividades saudáveis ao ar livre. Depois de duas sessões de percursos pela natureza, tiveram a oportunidade de experimentar outras modalidades desportivas na escola.

Todos os intervalo são momentos de brincadeiras e jogos. Nestes dias de sol, os alunos adoptaram o jogo de saltar à corda, sempre saudável e divertido.

24 de maio de 2010

Feira Medieval











Hoje tivemos a oportunidade de participar na primeira Feira Medieval realizada em Vieira do Minho. A Feira começou hoje, dia 24 e termina amanhã dia 25 de Maio. Hoje o dia começou com o desfile de todas as personagens trajadas a rigor, de acordo com a época medieval, entre figuras do povo, do clero e da nobreza a riqueza dos trajes era bem evidente. O desfile saiu da sede do Agrupamento e percorreu algumas ruas da vila de Vieira do Minho terminando no recinto da feira, na zona ribeirinha.
Ao longo do dia realizaram-se algumas danças medievais, jogos, música, torneio a cavalo e combates apeados, encenações de roubos e respectivas penas, tiro ao alvo, teatros, malabaristas e várias actividades de entretenimento.
Também existiam as tasquias, cada escola tinha o seu espaço e nelas vendiam variados produtos naturais, desde fruta, legumes, hortaliças, compotas, bolos, mel...
Amanhã a feira terminará com um banquete medieval, com música ao vivo e no final realiza-se a procissão de velas.
Hoje foi um dia de festa, em que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar cenas da época medieval.
Desde já agradecemos a colaboração e disponibilidade dos encarregados de educação, que foram incansáveis na sua ajuda, quer na preparação, quer no dia de hoje. A todos que nos ajudaram, quer na preparação/organização de vários materiais, vestuário, produtos, quer durante o dia da feira, nomeadamente na preparação da banca de venda/tasquinha e ao longo do dia nos apoiaram e acompanharam, a todos muito obrigado.








13 de maio de 2010

Dia das AEC




Ontem participámos nas actividades promovidas pelos docentes das AEC, foi uma manhã muito bem passada, com muitas actividades e estava tudo bem organizado.


Depois do almoço também participámos na Corrida Solidária/Corrida da Liberdade, onde mostrámos toda a nossa alegria durante a corrida/marcha ecoando sem fim o nome da nossa escola... foi um dia cansativo mas alegre.




9 de maio de 2010

Dia da Europa




Hoje, dia 9 de Maio, celebra-se o dia da Europa. Esta data será trabalhada pelos alunos durante a semana, para que conheçam melhor o continente onde vivem.

A 9 de Maio de 1950 um Senhor chamado Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada para que todos os países envolvidos mantivessem relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia, e dizia mais ou menos isto:

“A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam(…). Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha, e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz.”

Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo, com base na “Declaração Schuman”, decidirem celebrar o 9 de Maio como “Dia da Europa”.
Os símbolos da Europa são o hino, a bandeira e a moeda.

Na bandeira Europeia figuram 12 estrelas douradas de cinco pontas, dispostas em forma de círculo, sobre um fundo azul, representando a união dos povos da Europa.
O número de estrelas que figuram na bandeira não está relacionado com o número de países que fazem parte da União Europeia. O número doze simboliza a perfeição, a plenitude e a unidade (veja-se os doze meses do ano, os doze signos do zodíaco, etc.).

A Europa é composta por 46 países independentes (41 continentais e 5 insulares) e mais 10 territórios.
Dentro da Europa, existe a União Europeia, que neste momento reune 27 países.

8 de maio de 2010

Leituras da semana









Esta semana decidimos inserir as nossas leituras no âmbito das actividades de Educação Sexual. Assim, além de algumas apresentações em Power Point sobre a reprodução e os órgãos sexuais, também daremos atenção a algumas leituras, que de alguma forma se relacionam com a temática.

1- Para onde foi o Zezinho (de Nicholas Allan)
2- A mamã pôs um ovo (de Babette Cole)
3- Os ovos misteriosos (Luísa Ducla Soares - PNL: leitura orientada e análise da obra)



Ainda sobre Educação Sexual no 1º ciclo sugerimos a obra "O grande livro da sexualidade", com uma linguagem muito simples, directa, com gravuras interessantes, este livro apresenta os vários assuntos da sexualidade que fazem parte da natureza humana, fazendo questões pertinentes e dando as respostas de forma sintéctica e directa, adaptada para crianças. Um bom presente para a leitura em família, pais e filhos aprendendo e ensinando.












Dia da Cruz Vermelha Internacional


Hoje, dia 8 de Maio, é o Dia da Cruz Vermelha, instituição que desenvolve em todo o mundo um trabalho exemplar e indespensável a inúmeras pessoas em situação de risco. Como fizemos questão de lembrar, em Área de Projecto, esta data e esta instituição, dedicamos este pequeno espaço a todos os voluntários da Cruz Vermelha.

Sempre que possível ajude esta instituição, hoje são os outros que dela precisam, mas amanhã não sabe se dela iremos precisar.

3 de maio de 2010

Dia do Sol

Hoje celebra-se o Dia do Sol. Esta estrela que nos aquece, nos ilumina... torna os nossos dias mais alegres. Depois de longos dias de frio e chuva quem não suspira por um dia de sol quente, transparente, claro e cheio de luz e energia. O Sol é um amigo constante... que nos ilumina o pensamento e as ideias.

2 de maio de 2010

Feliz Dia da Mãe






















Com muito carinho os alunos dedicaram tempo, esforço e criatividade na elaboração destas recordações para presentear a MÃE: uma oração, um postal e um alfinete em feltro.
Feliz dia da MÃE.
Aqui fica a canção que esta semana dedicámos a todas as mães, sendo bastante alegre e ternurenta. Os alunos cantaram-na e sentiram as suas palavras.
Mãezinha querida

Que linda, tão bela,
Tanto amor me dá…
É a flor mais bela
Que no mundo há

Seus beijinhos e mimos
São provas de amor,
São raios que brilham
E me dão calor.

Mãezinha querida
Eu vou-te dizer:
És a mãe mais querida
Que eu podia ter.