30 de janeiro de 2010

Dia da Saudade

Hoje, 30 de Janeiro, comemora-se o Dia da Saudade.

A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
Saudade é uma lembrança fiel do passado. É a prova incontestável de tudo que vivemos e ficou impresso na alma. Ao confessarmos uma saudade, na verdade, estamos a recordar e assumir de que, ao menos uma vez na vida, conhecemos pessoas e vivemos situações que foram boas, e serão eternas em nossa alma. Nutri-la, é alimentar o espírito e a própria existência.

É uma palavra muito nossa, muito portuguesa... Na gramática Saudade é substantivo abstracto, tão abstracto que só existe na língua portuguesa. Os outros idiomas têm dificuldade em traduzi-la ou atribuir-lhe um significado preciso.

Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade transporta-nos para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças sofridas.

E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, deixamos aqui um poema de Mário Quintana:

Saudadena solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas,
nos planetas,nos mares,
no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...


Mário Quintana


Outros poemas


Quando bater a saudade
De algo bom a relembrar,
Fecha os olhos e sorria
Que no céu da fantasia

Tudo aquilo vai voltar...
Tenho saudade de ti
De nossos dias risonhos,
Volta logo, eu te espero,

Hoje é Dia da Saudade,
De fraternos sentimentos,
Vão daqui abraços meus
A você e todos os seus,


© Oriza Martins

Leitura do dia



Esta semana, para além das lenga lengas ainda houve tempo para explorar o livro da Luísa Ducla Soares "O rapaz que vivia na televisão". Os alunos adoraram as primeiras histórias que se leram. Na próxima semana terminaremos a sua leitura.


Estes momentos são muito desejados pelos alunos, que ficam silenciosos ouvindo e sorrindo ao longo do desenrolar das histórias. Também se divertem a tentar adivinhar a continuação das histórias. As ilustrações são sempre dadas a conhecer, assim como os nomes do autor e do ilustrador.




E, agora, os alunos estão muito mais motivados para eles próprios criarem as suas histórias, desenvolvendo a sua veia criativa.


Aulas de Inglês




Os alunos estiveram a estudar e a trabalhar o tema do Inverno nas aulas de Inglês. Ao longo da semana elaboraram alguns trabalhos colectivos, como este cartaz e os seus bonecos de neve com suporte para os lápis e canetas.
Os trabalhos elaborados nestas aulas são expostos nas salas de aula.

28 de janeiro de 2010

Aula P.N.E.P. Desenvolvimento da Linguagem Turma B


A turma B teve mais uma aula no âmbito da formação do P.N.E.P.,sendo desta vez trabalhado o Desenvolvimento da Linguagem.O 1ºAno explorou a fábula da Cigarra e da Formiga na Internet e fez o seu reconto,posteriormente elaborou uma ficha de trabalho sobre a referida fábula.

O 4º Ano teve um trabalho mais profundo,uma apresentação de um programa informativo de rádio,onde as notícias foram só as locais e que aconteceram na última quinzena deste mês.Trabalhou e dramatizou a fábula ,em seguida preencheram uma ficha de trabalho ,onde tinham de fazer uma caracterização das personagens e reconto da história.Foi uma aula enriquecedora para todos!

24 de janeiro de 2010

E o Carnaval está quase a chegar...


Na nossa sala a cor e a boa disposição característica dos palhaços está sempre presente. Existe na sala 1 um palhaço com os meses do ano e os nomes dos alunos que fazem anos em cada mês. Mas estamos a preparar muitos outros palhaços para dar mais cor e alegria às paredes da nossa escola.

Uma escola é naturalmente um local de aprendizagem e de alegria. Quem disse que aprender tem de ser uma chatice e aborrecido? Podemos aprender e brincar! Aprender e sorrir! Aprender e colorir os momentos que passamos juntos... A escola é das crianças e estas devem sorrir... pois o sorriso é sinal de bem-estar e alegria.

Devemos ensinar, educar, socializar e fazer sorrir as nossas crianças. Sejam felizes!

Primeiros Socorros


Durante este mês de Janeiro, em Área de Projecto, estamos a estudar os Primeiros Socorros. Nesse âmbito já estudámos o que deve conter uma caixa de primeiros socorros e alguns dos procedimentos a efectuar em caso de necessidade de primeiros socorros.

Deixamos aqui algumas informações relevantes sobre este tema.


Onde deve existir uma caixa de primeiros socorros?

Nos locais de trabalho (laboratórios, escolas, centros comerciais, etc.) deve existir, obrigatoriamente, material de primeiros socorros guardado em caixas ou armários protegidos do calor e humidade, em local de fácil acesso, devidamente sinalizado e que esteja sempre disponível quando necessário. A caixa de primeiros socorros deve ser revista regularmente, com vista à substituição do material inutilizável.
É importante que a caixa de primeiros socorros seja portátil, para facilitar o apoio às vítimas.


Para que serve?
Tratar pequenos cortes ou arranhões
Remover espinhos
Proteger bolhas
Medir a temperatura e identificar febre
Cobrir ferimentos mais graves até a chegada no hospital
Tratar contusões simples
Tratar de indigestão e gases
Tratar assaduras, micoses, frieira
Tratar de reações alérgicas
Proteção ao sol e insetos
Cuidar de unhas rachadas
Remover cisco dos olhos


O que deve conter uma caixa de primeiros socorros?
- Manual de primeiros socorros
- Termómetro
- Tesoura
- Pinça
- Gaze esterilizada
- Adesivo
- Água Oxigenada
- Éter
- Sabão líquido de pH neutro
- Soro fisiológico
- Ligaduras elásticas
- Betadine
- Analgésicos
- Compressas
- Pensos adesivos
- Alfinetes
- Saco de gelo instantâneo
- Saco para desperdícios
- Pó de Talco

23 de janeiro de 2010

Bonecos de neve!







A neve fez-nos uma visita e também nós brincámos com os bonecos de neve, embora feitos com outra matéria prima. Vejam os nossos bonecos! Também nos divertimos a fazer estes bonecos...

Lenga Lengas

Esta semana, a leitura do dia na turma A vai apresentar o livro de Luísa Ducla Soares "Lenga Lengas". Os alunos deverão recolher outras lenga lengas.
Uma lengalenga é uma cantilena transmitida de geração em geração na qual se repetem determinadas palavras ou expressões.

Aqui ficam algumas apresentadas no livro:

nove vezes nove
oitenta e um
sete macacos
e tu és um
fora eu
que não sou nenhum.

Tão balalão
cabeça de cão
cozida e assada
no caldeirão.

Meu caracol,
meu caracolinho,
meu anel de ouro
no dedo mindinho.


Sapateiro
remendeiro
come tripas
de carneiro
bem lavadas,
mal lavadas,
come tudo
às colheradas!

18 de janeiro de 2010

Leitura na sala de aula 1º Ano


Lavar, Escovar, Esfregar! de Brita GranströmEdição/reimpressão: 2002Páginas: 34Editora: Editorial Caminho Colecção: Mil Descobertas Faixa etária: a partir dos 6 anos Idioma: Português
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Lavas as mãos muitas vezes? Quando é que limpaste as unhas? E penteaste-te esta manhã? Andar limpo ocupa muito tempo e energia. Então por que é que temos de o fazer? A resposta encontra-se nesta divertida exploração da higiene pessoal, tanto de humanos como de animais – perfeita para quem precisa de ser convencido da necessidade de Lavar, Escovar, Esfregar!

Vamos a isto! A turma está a gostar!

17 de janeiro de 2010

Leitura do dia


Esta semana a leitura do dia vai apresentar um novo título e uma nova autora à turma: "O menino que não gostava de ler", de Susanna Tamaro.
Aqui fica um resumo desta história, que tenho a certeza irá agradar à turma.
Era uma vez um menino chamado Leopoldo que tinha um grande sonho: ter umas sapatilhas. Leopoldo adorava correr e sentir o ar a bater-lhe na cara, mas como os pais só gostavam da cidade, ele só podia correr nas aulas de ginástica. Na véspera do seu oitavo aniversário, Leopoldo estava com muita esperança em receber as tão desejadas sapatilhas, mas em vez disso, os pais ofereceram-lhe dois livros. Leopoldo não gostava de ler, quando pegava num livro, em vez de palavras via formigas pretas a passear pelas folhas.
Leopoldo choramingava, mas a mãe insistia:- Não chores filho, ler é muito importante!
Leopoldo estava cada vez a ficar mais triste com os livros e a certa altura as suas notas começaram a baixar tanto que a mãe resolveu levá-lo a um psicólogo. Ele observou-o e depois disse que ele estava com uma doença nova chamada “Papirofobia” e para se curar tinha de deixar de ver televisão, jogar jogos de vídeo e começar a ler muito.
Leopoldo nem queria acreditar. O seu quarto estava forrado de estantes cheias de livros e não tinha brinquedos. Mas a mãe achava que na escola Leopoldo devia passar o tempo a jogar com os jogos dos colegas em vez de estudar. Então, a partir desse dia, os pais resolveram tomar medidas drásticas, para ver se Leopoldo ficava curado. Embrulharam a televisão num saco preto do lixo e fecharam-no com três cadeados e todas as manhãs a mãe cobria-lhe os dedos com carvão para ver se ele tinha jogado na escola. Mas a medida do pai foi ainda pior para Leopoldo. A obrigação deste era ler 100 gramas de livros na primeira semana, duzentas na segunda semana, trezentas na terceira…
Depois de iniciado este tratamento de cura para a Papirofobia, Leopoldo passou a dormir mal e tinha muitos pesadelos com os livros. Na escola adormecia nas aulas e chorava com facilidade. A mãe começou a ficar preocupada com o filho. E o Leopoldo estava cada vez mais desesperado e não entendia porque razão era tão importante ler. Um dia resolver fazer essa pergunta aos pais, mas eles ficaram muito aborrecidos com ele e não lhe conseguiram explicar a importância dos livros.
Um dia, pela manhã Leopoldo tomou uma decisão, ia fugir de casa. Na mochila da escola guardou uma camisola, um pijama e alguns bolinhos. Despediu-se dos pais e em vez de fazer o caminho da escola entrou num autocarro e só saiu no fim da linha. Estava perdido, mas não se incomodou. Entrou num grande armazém, subiu as escadas e dirigiu-se à secção dos artigos desportivos. Aí ficou maravilhado com a quantidade de sapatilhas de cores diferentes. Depois resolveu ir para o parque onde estavam muitas crianças a brincar. Sentou-se num banco a comer um bolinho que trazia na mochila até que se sentou junto dele um senhor cego e de muita idade que lhe perguntou o que ele estava a li a fazer. Leopoldo ficou aflito e disse que não tinha ido à escola porque a professora estava doente. Então, o senhor disse-lhe que sempre que encontrava uma criança sozinha achava que ela tinha fugido de casa, porque ele um dia também fugiu. Leopoldo ficou mais descansado por ter encontrado alguém que também já tinha fugido e deixou-se ficar.O cego contou-lhe a história da sua vida, de como ficou cego e que o seu grande desgosto foi não ter conseguido acabar de ler o livro “ O Vagabundo das Estrelas”. Leopoldo ficou curioso e pediu-lhe para lhe contar a história. Era uma história muito fascinante e cheia de magia e Leopoldo também ficou com muita curiosidade em saber o final. Os dois resolveram ir a uma livraria e comprar o livro, para que os dois pudessem conhecer o final da história. Leopoldo tentou ler o livro, mas não conseguiu porque só via formigas a passear pelo livro. O cego perguntou-lhe se sabia ler e ele disse que sim pois já andava na terceira classe. Entretanto, passou uma empregada da livraria que ao ver Leopoldo a olhar para o livro disse:- O seu netinho não consegue ler porque se deve ter esquecido dos óculos em casa. Leopoldo ficou admirado e disse que não usava óculos e então o cego disse-lhe que tinha de ir a casa dele e explicar aos pais que ele precisava de óculos. Ao verem Leopoldo, os pais ficaram muito contentes e abraçaram-no com força. Depois o cego explicou-lhes que o filho tinha miopia e por isso não conseguia ler.
Os pais de Leopoldo ficaram muito envergonhados por não terem dado conta e prometeram levar o filho ao médico. Quando Leopoldo comprou os óculos pediu aos pais para lhe comprarem o livro “O Vagabundo das Estrelas” e a partir desse dia descobriu o prazer da leitura.
Boas leituras!


16 de janeiro de 2010

Actividades nas aulas




Esta semana, além da neve que nos presenteou com belos cenários, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o geoplano para fazer construções com figuras geométricas.

Num outro dia fizeram o jogo das estátuas e deliciaram-se com movimentos e estátuas engraçadas. Estes momentos de expressão corporal faz sempre bem para os alunos libertarem as energias e se exprimirem corporalmente.



Uma outra actividade muito apreciada pelos alunos consistiu na formação de pinturas simétricas e abstractas com tintas. Foi divertido ver os alunos olhar para as pinturas dos colegas e tentar descobrir uma forma. As expressões dos olhares e as exclamações de surpresa pela pintura abstracta conseguida foram intensas e motivo de alegria. Os alunos simplesmente estavam felizes. É fácil e saboroso tornar os nossos alunos felizes a trabalhar.

A escola não tem que ser aborrecida, chata e ritual. Todos os dias podem ser diferentes, basta introduzir elementos surpresa, actividades mais divertidas e diferentes que motivem os alunos...



Neve...


Na segunda-feira,ainda com os montes e serras cobertos de neve, os alunos chegaram à escola e rapidamente meteram as mãos na fria e gelada neve que permanecia no recinto da escola. De facto, só mesmo as crianças para fazer uma festa com restos de gelo.

Logo surgiu um pequeno boneco de neve e nem o frio impediu os alunos de se divertirem...


10 de janeiro de 2010

A neve caiu...


Mais uma vez a neve embelezou o nosso concelho, acompanhada pelo frio que nos recorda tão longo é o Inverno, que ainda agora se iniciou.
Não podemos registar o nosso descontentamento no livro de reclamações, teremos de aceitar o que a natureza nos reserva, ou, se possível, deslocar-nos até paragens mais longínquas e quentes.

Leitura do dia


Esta semana, na actividade "Leitura do dia", na turma A, vamos explorar a obra "Livro com cheiro chocolate", de Alice Vieira. Ao longo da semana leremos na sala as deliciosas histórias, quinze no total, que o livro nos oferece. Poderemos utilizar todos os nossos sentidos, deliciando-nos com as palavras, os odores e as belas ilustrações de Daniela Gonçalves. Vai ser uma semana muito doce... ainda mais doce do que o habitual!

Os alunos adoram as leituras diárias, ansiando sempre pelo próximo título. O silêncio e os olhos expectantes dos alunos perante o desenvolvimento da história é motivo suficiente para promover esta actividade.

Esta actividade também contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura e escrita. E, em simultâneo, vão adquirindo o hábito essencial de identificar nomes de autores/escritores e também de ilustradores portugueses.

Boas leituras!





9 de janeiro de 2010

Aulas de TIC




Na nossa escola todos os alunos têm aulas de TIC, apesar de os alunos do 1º ano ainda não possuirem computador. No entanto, a professora de TIC faz um enorme esforço e leva três computadores para tentar trabalhar com todos os alunos.


Os computadores são grandes amigos dos alunos, que passam largos momentos agarrados a eles. Mas devem ter cuidado para não exagerar!


Os professores estão sempre a dizer: "está de sol, aproveitem lá fora" (nos intervalos, claro!).




Mas parece que vamos ter aqui alguns técnicos de informática...




Vestígios do passado local

Os alunos do 3º ano estiveram a estudar os vestígios do passado de Vieira do Minho e descobriram imagens lindíssimas que o nosso concelho dispõe para oferecer a todos que o visitam.
Depois de pesquisar na Internet, os alunos elaboraram um cartaz com alguns dos vestígios do passado local.
Entre os vestígios podemos encontrar várias igrejas, pelourinhos, algumas pontes, fontes e muitas casas antigas.
Aqui deixamos alguns dos vestígios que podemos encontrar no concelho: Igreja de Ruivães, Pelourinho de Parada de Bouro; gravuras em Salamonde; ponte na aldeia de Agra.



























O Inverno chegou!



O Inverno está semana esteve muito intenso, com as temperaturas a descer a um nível bastante baixo. A neve mostrou-se na serra e o vento fez-se sentir muito frio.


Mas, na escola, os alunos aquecem as aulas com as suas brincadeiras e boa-disposição.




Os alunos da escola fizeram uma pesquisa sobre provérbios relacionados com o Inverno e descobriram os seguintes:




- Inverno nevoso, ano formoso.
- Inverno com nevão, ano de pão.
- Inverno em casa depressa passa.
- Pintainho de Janeiro não vai com a mãe ao poleiro.
- Janeiro estorriqueiro, Fevereiro atira com as aranhas ao ribeiro.
- A vaca do vilão, se de Inverno dá bom leite, melhor dá de Verão.
- Inverno geral, um mês antes do Natal.
- Inverno de Março e seca de Abril deixam o lavrador a pedir.
- Nem no Inverno sem capa, nem no Verão sem cabeça.
- Dos Santos ao Natal, Inverno natural.
- Em chegando o S. Brás verás o que o Inverno faz, se vai para diante ou se fica para trás.








Outros provérbios que os prefessores também pesquisaram:


- Tantos dias de geada terá Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro.
- Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado nem bom centeio.
- Março marçagão, manhã de Inverno e tarde de Verão.
- Janeiro molhado, se não cria pão, cria gado.
- Em ano chuvoso, o diligente é preguiçoso.
- Em Janeiro, um porco ao sol, outro no fumeiro.
- Em Março, o sol rega e chuva queima.
- Dos Santos ao Natal, vai um salto de pardal.
- Dezembro molhado, Janeiro geado.
- Branco em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.
- Ao luar de Janeiro se conta o dinheiro.
- Hoje chuva e amanhã vento, tudo muda num momento.
- Sol de Janeiro sai tarde e põe-se cedo.
- Se o vento norte ventar, vai-te à fogueira sentar.
- Ano de nevão, ano de muito pão.

4 de janeiro de 2010

Leitura na sala de aula 1º e 4º Anos


Lavar,escovar, esfregar e o Segredo do Rio, vão ser os livros a trabalhar no 2º Período pela turma B.

O segredo do rio
«Este livro tem um segredo e esse segredo é só meu», lê-se na contracapa do primeiro livro infantil de Miguel Sousa Tavares, e que antecede o Planeta Branco. Tem ilustrações de Fernanda Fragateiro, e é dedicado ao filho Martim, que «queria saber porque as estrelas não caem do céu».Obras que despertarão certamente a leitura dos nossos alunos na escola e em casa.

3 de janeiro de 2010

Leitura na sala de aula









Este mês vamos dedicar a nossa atenção a duas obras interessantes, uma delas é " Contos Tradicionais" de António Mota e será trabalhada pelos alunos do 2º ano.




Esta obra é composta por seis contos:
- O Príncipe com cabeça de cavalo
- A galinha medrosa
- O Nabo Gigante
- O Sapateiro e os Anões
- A Gaita Maravilhosa
- Pedro Malasartes


Quanto aos alunos do 3º ano estudarão a obra "Histórias de Encantar", composta por 21 histórias:
Crista Vermelha
O gigante que não queria ser gigante
Porque é que o linguado é um peixe achatado
Pom-Pom trata dos seus amigos
A velha e o gato Sultão
Raposinho
Um estranho presente de Natal
Mystic, o Pinguim
A Ampulheta do Senhor Tempo
O dragãozinho cor-de-rosa
A revolta dos livros
Uma amizade mágica
Bolha prefere o musgo
Pom-Pom e os papagaios verdes
Qunizinho, o caracol
A princesa Santinha
O canto do galo
Kiru, o pequeno canguru curioso
Os três amigos
Artur
A jibóia e o macaco

Boas leituras! Ler é essencial!

Dia de Reis



Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.
Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.
O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior.
Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.


Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza, significa riqueza e é o metal mais valioso.
Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus, é um perfume que se queima em honra de Deus.
Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.

Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como Rei (ouro), como Deus (incenso) e como Homem (mirra).
Nós festejamos o dia de Reis no dia 6 de Janeiro. Nesse dia é importante oferecermos nós também uma simples prenda a quem amamos. Não é preciso darmos coisas caras ou complicadas.Uma flor do campo, um desenho, um beijo, um sorriso... talvez sejam as prendas que os nossos pais, ou os nossos avós, ou os nossos amigos mais apreciem. Há pequeninos gestos de ternura que dizem mais do que todas as palavras do mundo.
Uma tradição dos Reis é o Bolo Rei.



Dia de Reis em Portugal


Em Portugal a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte.
Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa.
O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola.
Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida .
O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20.
Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.


Em Espanha

Em Espanha fazem uma Grande festa e as crianças recebem os presentes.
Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “ Cabalgata del Reyes”. Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros.
No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para os mimar.

Deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor ...para os Reis
Oferecem “carbão de azúcar” às crianças.
Comem o bolo tradicional que é o Roscón
Grupos de pessoas vão cantar pelas casa e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.



Lenda do Bolo-Rei





Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.


Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.


Fonte: "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres